quarta-feira, junho 07, 2006

Fechada a escalação do Brasil Metal Union 2006

O festival Brasil Metal Union (BMU) será realizado em 2006 em única data (19 de agosto) no Espaço das Américas, e já definiu o cast oficial de sua sexta edição.

Conforme anteriormente divulgado pela imprensa, os "resultados brutos" da votação para escolha do cast, realizada no site Whiplash entre abril e maio, foram analisados e usados como "referência" para a produção do festival chegar ao "cast oficial", que seguiu alguns critérios desenvolvidos e adotados pela mesma, para preservar o espírito do festival.

Como o resultado da votação trata-se de uma ferramenta importante, mas não única, para composição do cast, e que poderia haver alguma discrepância entre este e o cast final, a escalação oficial da sexta edição do BMU é a seguinte:

TUATHA DE DANANN - MG
TORTURE SQUAD - SP
TRIBUZY - RJ
MALEFACTOR - BA
KARMA - SP
SILENT CRY - MG
AKASHIC - RS
CLAUSTROFOBIA - SP
HIBRIA - RS
MONSTER - SP

A partir deste cast, a revista Roadie Crew vai apontar uma entre as bandas finalistas, de acordo sua escolha, para figurar o cast do Wacken 2006. Porém, a revista/editora não arca com os custos de viagem (passagens), alimentação e hospedagem. Tudo isso ficará por conta da banda escolhida.

Segundo a organização, dois critérios foram priorizados como parâmetro para a escolha das bandas selecionadas:

1 - Foi dada preferência a bandas de outros estados e diferentes estilos, mesmo que tenham obtido votação inferior ao de bandas paulistas ou bandas de estilos já predominantes no cast;

2 - No caso das bandas que já se apresentaram nas edições anteriores e que embora tenham apresentado alto índice de votação não lançaram novos trabalhos da última edição para cá ou por alguma razão não se não se mantiveram atuantes no cenário, a vaga foi dada para bandas que ainda não haviam se apresentado no festival ou que lançaram ou estão lançando material novo e portanto continuam em voga.

Como a votação deste ano foi hospedada pela primeira vez no site Whiplash, num formato totalmente inédito e realizada em tempo recorde, houve a necessidade de se considerar a possibilidade de um desvio padrão importante nos resultados da segunda fase da pesquisa, já que a mesma permitia que se votasse em apenas uma banda (o que não era permitido nas pesquisas anteriores), o que teoricamente dava margem que a uma banda sem grande popularidade em âmbito nacional, mas com uma grande campanha de votos, se destacasse entre outras de maior tradição e público, sem que isso necessariamente representasse a opinião da maioria do público como um todo.

Para compensar este risco, a produção tomou como referência os resultados da primeira fase da pesquisa (votação estadual) e ainda analisou minuciosamente ferramentas como orkut e resultados das tradicionais pesquisas "melhores do ano" das principais revistas e sites especializados, para apurar de forma mais abrangente e justa as bandas que de fato o público elegeu para representar a "Seleção Brasileira de Heavy Metal de 2006".

Por fim, a produção esclarece que a participação especial do ANGRA, ou de qualquer outra eventual participação que vier a ser confirmada posteriormente, não tira em hipótese alguma a vaga de bandas do cast oficial, pois trata-se de uma atração a parte para engrandecer o festival.
Vale lembrar que a participação especial não desmerece a apresentação das demais bandas, uma vez que a produção do festival estará zelando pela igualdade e integridade de todos, como sempre o fez.